Objectivo
O objectivo deste curso é de permitir ao público em geral uma formaçao inicial na área da Pilotagem sendo abrangidas várias vertentes do voo desde o voo sem motor até a aviaçao geral.
A formaçao dada no curso permite aos alunos créditos de formaçao nos Cursos de Pilotagem da ENAD nomeadamente a dispensa da parte teórica nos cursos de Piloto Particular de Voo Livre (PPVL) e respectivas deduçoes do valor deste curso no Curso de Piloto de Ultraleves (PU) e PPVL desde que efectuadas dentro de 24 meses após a conclusao do C.I.P.

Condiçoes de Admissao
Poderao ser admitidos a frequencia do C.I.P. todos os sócios e nao sócios do ACTV com idade igual ou superior a 16 anos nao sendo requerido ao candidato qualquer formaçao anterior na área aeronáutica.

Início e duraçao do Curso
O curso terá o seu inicio quando estiverem inscritos candidatos suficientes para a frequencia do mesmo ou quando se iniciar um curso de Piloto Particular de Voo Livre ou Piloto de Ultraleve.
A duraçao da componente de voo é variável dependendo das condiçoes meteorológicas que se fizerem sentir durante o período de voo, e da disponibilidade do aluno.

Componente Teórica
A formaçao teórica, com um total de 42 horas, é ministrada em Santa Cruz aos fins-de-semana (das 9h00 as 13h00 e das 14h00 as 18h00), com intervalos de 15 minutos as 11h00 e 16h00.

Componente Prática
A componente prática deste curso é composta por:
- Um voo de aptidao vocacional em Aeronave Ultraleve ou Aviao acompanhado por um Instrutor de voo incluindo um briefing e debriefing.
-Um voo de aptidao vocacional em Aeronave de Voo Livre Bilugar -classe Parapente acompanhado por um Instrutor de voo incluindo um briefing e debriefing.

Duraçao da Instruçao
A componente prática é feita a partir da base do ACTV – o Aeródromo Municipal de Santa Cruz – em qualquer dia da semana, sábados e domingos incluídos, de acordo com as disponibilidades dos alunos e condiçoes meteorológicas.
De acordo com as disponibilidades das instituiçoes está previsto uma visita ao Controlo Aéreo de Lisboa, Instituto de Meteorologia e Museu do Ar.

Materiais Didáticos
Na Sala de Operaçoes do Aeródromo, os alunos terao a sua disposiçao, para consulta, os seguintes manuais: AIP Civil, AIP Militar, MPC e Manual Jeppesen bem como uma listagem dos NOTAMs e C.I.A.s em vigor.
Na Escola estarao ainda disponíveis, para exibiçao, vídeos sobre matérias directamente relacionadas com o curso.
Aos alunos serao fornecidos individualmente os seguintes materiais (que estao incluídos no custo do curso):
Manual de Procedimentos, Livro de apoio “Voar com Ciencia Voar com Consciencia”, Manuais Teóricos de Piloto de Aeronaves e Pasta de Curso.

Custo do Curso (250€)
Inclui a formaçao teórica e respectivos manuais, Voos de Aptidao Vocacional em Aeronaves Ultraleve/Aviao e Voo Livre -Classe Parapente Bilugar e o diploma de curso. Consultar a secretaria da Escola para mais detalhe.

Revisao eventual dos Custos
Sendo o ACTV um clube sem fins lucrativos, a sua Direcçao terá o direito de fazer eventualmente qualquer ajustamento no custo do Curso até ao início do mesmo.
No caso da revisao do custo poder implicar a desistencia do candidato, ser-lheao devolvidos os montantes já entregues.


2011 © Escola Nacional de Aviação Desportiva