(vulgarmente conhecido como "Brevet de Piloto"

Objetivo do curso de PPL(A)

O objetivo do Curso de PPL(A) é a formação de Pilotos de Avião aptos a exercer as funções de piloto comandante ou de copiloto em qualquer avião afeto a voos não remunerados.*
*Desde 2012 está previsto por regulamentação europeia que os detentores da licença de PPL(A) possam efetuar a atividade de instrução de voo remunerada.

Créditos de formação curso de PPL(A)

Os detentores do Curso de PPL(A) possuem créditos de formação para a obtenção de outras licenças de voo.
As Licenças com créditos de formação aceites aos detentores da Licença de PPL(A) são:
-Licença de Piloto Profissional (CPL/ATPL):
Para a obtenção da Licença de Piloto Profissional (CPL) é apenas necessário efetuar um curso com uma componente prática de 25 horas de voo* além da componente teórica.
*Para os pilotos com licença de PPL(A) que possuem a qualificação de Voo por Instrumentos (IR) são apenas requeridas 15 horas.
-Piloto de Ultraleve (PU-G3):
Para a obtenção da licença de Piloto de Ultraleves, classe avançada (Grupo 3) não é necessário curso ou exame de voo, bastando efetuar uma adaptação acompanhada por instrutor de voo junto de uma organização de formação certificada.*
*A Escola Nacional de Aviação Desportiva está certificada para efetuar as conversões para licença de PU bem como o curso completo de PU-G3.

Os privilégios do titular da licença de PPL(A)

Os detentores do curso de Piloto Particular de Aviões PPL(A) tem acesso às mesmas qualificações e autorizações dos pilotos profissionais:
Voo Noturno (NF)
Voo por Instrumentos(IR)
Lançamento de Paraquedistas(PDR)
Reboque de Planadores (TOW)
Multimotores (MEP)
Instrutor de Voo (FI)

Condições de admissão

-Ser associado do ACTV (Cota 5€/mensais)
-Poderão ser admitidos a frequência do Curso de PPL(A) todas as pessoas que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

Idade

A idade mínima para a frequência do curso PPL(A) é de 15 anos, desde que o candidato complete 17 anos até ao fim do curso.
Candidatos que não tenham atingido ainda a maioridade deverão apresentar uma autorização passada pelo legítimo detentor dos direitos paternais.

Aptidão médica

O candidato deverá superar os requisitos médicos de Classe 2. A aptidão médica terá uma validade de 12 ou de 24 meses dependendo do candidato ter ou não idade superior a 40 anos.

Aptidão escolar

A escolaridade necessária será mínima obrigatória.

Todos os alunos deverão ser sócios do Aeroclube de Torres Vedras. (30€ joia, cota mensal 5€)

Duração do Curso de PPL(A)

A duração da componente de voo é variável dependendo da disponibilidade do aluno bem como das condições meteorológicas que se fizerem sentir durante o período de instrução.

Formação teórica do Curso de PPL(A)

A formação teórica, com um total de 250 horas, é ministrada durante e semana em Lisboa, em horário pós-laboral (2 aulas semanais das 19h00 as 22h00) e ao fim de semana em Santa Cruz durante o dia, dependendo da fase/caderno de curso.

A componente teórica é constituída pelas seguintes matérias:

Introduçao ao Voo*

Introdução ao Rally Aéreo/Voo de Precisão*

Meteorologia

Aerologia*

Legislaçao Aérea

Comunicaçoes Aeronáuticas

Radiotelefonia

Técnicas AeroEspaciais*

Princípios de Voo

Conhecimentos Gerais de

C.G.A. I   - Instrumentos

Aeronaves (C.G.A)

C.G.A. II  - Equipamento eléctrico

 

C.G.A. III - Unidade de Propulsao

 

C.G.A. IV - Trem, Comandos de Voo e Sistemas

 

C.G.A. V  - Estrutura da Célula

 

C.G.A.-VL - Voo Livre*

Navegaçao (NAV)

Navegaçao I  - Navegaçao Rádio

 

Navegaçao II - Navegaçao Geral

Performance e Planeamento

P.P.V. I  - Planeamento e Gestao do Voo I

de Voo   (P.P.V.)

P.P.V. II  - Peso e Centragem
- Performance - Aviao

 

P.P.V. III - Planeamento e Gestao do Voo II

Comportamento e Limitaçoes Humanas (CLH)

Procedimentos Operacionais

P.O. I

 

P.O. II

 

P.O. – V.L. Vôo Livre*

*Cadeiras Extra
No final de cada uma das cadeiras teóricas haverá um teste de aferição de conhecimentos.
Estes testes são da máxima utilidade para os Alunos, pois, permitem avaliar o estado cognitivo sobre cada uma das matérias.
Para os Instrutores revestem-se, também, do máximo interesse para averiguar a compreensão, por parte dos Alunos, sobre os assuntos versados no Curso.

Instrução de Voo do Curso de PPL(A)

A instrução de voo é feita a partir da base da ENAD – o Aeródromo da Praia de Santa Cruz – em qualquer dia da semana, sábados e domingos incluídos, de acordo com as disponibilidades dos alunos e instrutores.
O candidato deverá ter completado com aproveitamento 45 horas de tempo de voo, com pelo menos 10 horas de tempo de voo solo, incluindo, pelo menos, uma viagem totalizando no mínimo 270 km (150 MN), durante a qual deverão ser incluídas aterragens com paragem completa, em dois aeródromos diferentes antes de poder ser submetido a exame.

Treino de Rádio Navegação

O treino inicial de rádio navegação, será feito inicialmente através de Treinador Sintético (vulgo simulador) e tem uma duração aproximada de 6 horas por aluno. Só depois o aluno praticará este tipo de operação em aeronaves reais. Esta instrução é feita nas instalações da ENAD no Aeródromo da Praia de Santa Cruz.

Materiais Didáticos

Cada aluno receberá manuais de suporte, para todas as matérias ministradas no âmbito do curso entre os quais está incluída a coleção completa e original dos Manuais da Oxford Aviation para PPL(A) que estão incluídos no preço do curso.
Os alunos deverão ainda possuir individualmente os seguintes materiais que estão também incluídos no custo do curso: Cartas Aeronáuticas (Esc. 1:500.000), Calculador de Voo, Plotter, Prancheta de Voo, Pasta para transporte de documentos e Caderneta de Voo.
Como referencia os valores dos manuais e materiais de suporte acima referidos tem um valor aproximado de 600€, que estão incluídos no preço do curso.
A Escola Nacional de Aviação Desportiva fornece aos seus alunos Headsets para as missões de voo não sendo necessário a aquisição pelo aluno.
Na Sala de Operações do Aeródromo, os alunos terão a sua disposição, para consulta, os seguintes manuais: AIP Civil, Manual VFR e Manual Jeppesen, bem como uma listagem dos NOTAM´S e CIA’S em vigor.
Estarão ainda disponíveis, para exibição, numerosos vídeos sobre matérias diretamente relacionadas com o curso.

Inspeção médica

Para que o aluno possa iniciar a fase de voo deve superar os requisitos médicos da Classe 2.
Para os alunos que pretendem efetuar o curso CPL(A) ou ATPL(A) após a conclusão do PPL(A) a ENAD recomenda a realização de exames médicos Classe 1.
A obtenção do Certificado de Aptidão Médica, implica o candidato ser submetido a respetiva inspeção médica aeronáutica realizada geralmente na UCS(TAP Portugal) ou FAP(Força Aérea Portuguesa- Centro de Medicina Aeronáutica).
A Secretaria da nossa Organização de Formação providenciará a marcação da respetiva inspeção aos candidatos que o solicitarem.

Custo do Curso PPL(A)

O custo do Curso de PPL(A) é 7.400 Euros e inclui a formação teórica e respetivos manuais, o instrução de voo num total de 45 horas, 5 horas realizadas no treinador sintético de rádio navegação e aulas teórico-práticas.

No custo acima indicado não se inclui: taxa de emissão do cartão pelo I.N.A.C., as taxas de exames do I.N.A.C., a taxa de emissão pelo I.N.A.C. da Licença de Piloto e a Inspeção Médica Aeronáutica.
Como referencia os valores acima referidos tem um valor aproximado de 250€, sendo sujeitos a uma redução significativa caso o aluno possua menos de 26 anos.
Todas as taxas de aterragens estão incluídas no preço do curso. Esta situação tem particular importância podendo agravar significativamente o custo do curso. No caso do curso de PPL(A) a ENAD suporta este custo. Revisão Eventual do custo do Curso PPL(A)

Sendo a Escola Nacional de Aviação Desportiva pertencente a uma Instituição de Utilidade Publica, a sua Direção terá o direito de efetuar eventualmente qualquer ajustamento no custo do Curso até ao início do mesmo, ou durante o seu decurso, em situações que não são possíveis de prever, nomeadamente no ajustamento dos custos dos combustíveis. No caso da revisão do custo poder implicar a desistência do candidato, ser-lhe-ão devolvidos os montantes já entregues referentes ao créditos de voo que possua.

Forma de Pagamento do Curso PPL(A)

O pagamento do Curso de PPL(A) deverá ser feito do seguinte modo:

- No ato da inscrição: 200,00 Euros;
- Até a data de início do curso: 1.050,00 Euros
- Mensalmente, no início de cada mês, 625,00 Euros até perfazer o custo total do curso.

A Direção da Escola poderá em casos especiais estudar, caso a caso, outras formas de pagamento.

Informações complementares sobre o Curso PPL(A)

Quaisquer informações complementares poderão ser pedidas por e-mail através do endereço geral@enad.pt ou diretamente para Escola através do telefone/fax 261 937 299 ou tlm 964 086 691



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