1.Introdução:

A entrada em vigor de nova regulamentação Europeia, EASA (European Aviation Safety Agency), ao nível do licenciamento aeronáutico, bem como as alterações em curso da regulamentação nacional relativas ao enquadramento dos cursos não profissionais de vertente desportiva/lazer (Parapente/Asa-Delta/Paramotor), garante uma maior flexibilidade nos cursos de pilotagem, permitindo uma oferta de formação mais adequada com a realidade socioeconómica atual.

Deste modo a Escola Nacional de Aviação Desportiva vem introduzir na sua oferta de formação a possibilidade dos formandos efetuarem um módulo inicial do curso de PPL(A), correspondente à componente teórica, que terá como designação PPL(A)- Módulo Inicial

Um dos objectivos da organização de formação do Aeroclube de Torres Vedras será o não aumento do custo final do curso de PPL(A), para os formandos que optem pela via modular relativamente ao curso integrado, como já acontecia anteriormente com o alunos CIP (Curso de Introdução à Pilotagem).

Face ao exposto, será possível aos formandos iniciarem a seu percurso aeronáutico de forma gradual, mais adaptado à atual conjuntura, permitindo deste modo maior facilidade de acesso à aeronáutica a todos os interessados e entusiastas.

A Escola Nacional de Aviação Desportiva, assume deste modo as suas responsabilidades de Utilidade Publica de Âmbito Aeronáutico, promovendo a prática e o desenvolvimento dos diversos ramos de atividade aeronáutica e para-aeronáutica. (Art. 1 Estatutos ACTV-Fins Gerais)

 

2.Valor do Curso PPL(A)- ENTRY LEVEL:

- 2400,00€ (1500€ entrada + 300€ x3 mensalidades)

3.Condições de admissão:

-Ser aluno CIP ou ter frequentado o CIP nos últimos 24 meses.

-Ser associado do ACTV (Cota 5€/mensais)

 

4.Créditos à formação para continuação do Curso PPL(A):

 

-CIP (Curso de Introdução à Pilotagem) + Voo CIP
-Teoria PPL(A) Part-FCL EASA
-Manuais Teóricos e material didático*
-6 Missões em Simulador C150
-1 Voo de check em C150/152

             * Calculador de Voo, Plotter, Prancheta, Carta VFR, Mala de Voo

5.Formação Teórica:

A formação teórica, com um total de 250 horas, é ministrada durante e semana em Lisboa, em horário pós-laboral (2 aulas semanais das 19h00 as 22h00) e ao fim de semana em Santa Cruz durante o dia, dependendo da fase/caderno de curso.

A componente teórica é constituída pelas seguintes matérias:

Introduçao ao Voo*

Introdução ao Rally Aéreo/Voo de Precisão*

Meteorologia

Aerologia*

Legislaçao Aérea

Comunicaçoes Aeronáuticas

Radiotelefonia

Técnicas AeroEspaciais*

Princípios de Voo

Conhecimentos Gerais de

C.G.A. I   - Instrumentos

Aeronaves (C.G.A)

C.G.A. II  - Equipamento eléctrico

 

C.G.A. III - Unidade de Propulsao

 

C.G.A. IV - Trem, Comandos de Voo e Sistemas

 

C.G.A. V  - Estrutura da Célula

 

C.G.A.-VL - Voo Livre*

Navegaçao (NAV)

Navegaçao I  - Navegaçao Rádio

 

Navegaçao II - Navegaçao Geral

Performance e Planeamento

P.P.V. I  - Planeamento e Gestao do Voo I

de Voo   (P.P.V.)

P.P.V. II  - Peso e Centragem
- Performance - Aviao

 

P.P.V. III - Planeamento e Gestao do Voo II

Comportamento e Limitaçoes Humanas (CLH)

Procedimentos Operacionais

P.O. I

 

P.O. II

 

P.O. – V.L. Vôo Livre*

*Cadeiras Extra
No final de cada uma das cadeiras teóricas haverá um teste de aferição de conhecimentos.
Estes testes são da máxima utilidade para os Alunos, pois, permitem avaliar o estado cognitivo sobre cada uma das matérias.
Para os Instrutores revestem-se, também, do máximo interesse para averiguar a compreensão, por parte dos Alunos, sobre os assuntos versados no Curso.

 

6. Formação de Voo:

A formação de Voo do Módulo PPL(A)-Módulo Inicial é constituída por 10 missões de voo e 6 aulas teórico/práticas complementares.

6.1 Missões de Voo e Aulas teóricas/práticas complementares(Briefings Longos):

Aula Teórica:
(Briefing Longo 1)

Procedimentos de Instrução de Voo

Aula Teórica:
(Briefing Longo 2)

Efeitos do uso das superfícies de controlo
Finalidades e uso
“Adverse yaw”
Motor e seus meios de controlo

Missão 1 *

- Familiarização com o avião
- Familiarização com a zona de trabalho
- Referência de atitude em relação ao horizonte visível
- Linha de voo e uso do compensador

Aula Teórica:
(Briefing Longo 3)

Manobras básicas de voo
Voo nivelado em frente
Subidas normais
Descidas com e sem motor

Missão 2*

- Descolagem e subida normal
- Linha de voo
- Efeito primário do uso dos comandos de voo
- Uso dos controles secundários
- Potência e outros órgãos do motor
- Voltas suaves
- Descida sem motor

Aula Teórica:
(Briefing Longo 4)

Manobras de voo
Voltas, Voltas apertadas, Oitos horizontais

Missão 3*

- Descolagem normal
- Subida por steps
- Voltas suaves
- Voltas médias
- Descida por steps

Missão 4*

- Fogo no motor ao pôr em marcha
- Subida em volta
- Voltas apertadas
- Oitos horizontais
- Demonstração de voo lento
- Descida sem motor e "rate" constante

Aula Teórica:
(Briefing Longo 5)

Voo Lento
Voo a baixa velocidade, Procedimentos de execução e interrupção

Missão 5*

- Voo lento sem flaps
- Voo lento com flaps
- Voo lento em volta
- Borrego em voo lento, mantendo a linha de voo
- Borrego em voo lento, mantendo uma linha de subida
- Demonstração de Perdas

Aula Teórica:
(Briefing Longo 6)

Perdas
Reconhecimento aproximação, Procedimentos de execução e recuperação

Missão 6*

- Perdas
- Aproximação a perdas e recuperação com perda mínima de altitude
- Voo lento

Missão 7*

Verificação de Proficiência (Prof. Check) (Ver Nota 1)

Missão 8

Manobras básicas de voo
Voo Nivelado em frente
Subidas Normais, Descidas com e sem Motor
Voltas suaves e médias, Oitos horizontais

Missão 9

Manobras de voo
Voltas apertadas, Subidas e descidas em volta
“S” vertical
Voo lento com e sem flaps, Borrego do voo lento

Missão 10

Perdas
Aproximação e reconhecimento
Perdas com e sem motor, Recuperação da perda

Final do percurso Módulo Inicial PPL(A) (Ver Nota 2)

 

As Missões assinaladas com *, serão realizadas em simulador Cessna.

Nota 1:
Pretende-se no final deste modulo que o aluno:

  • seja capaz de manobrar o avião com correta utilização dos comandos de voo, potência e compensadores, a diferentes velocidades e configurações.
  • seja proficiente no reconhecimento da proximidade da perda e sua recuperação.
  • Adquira proficiência necessária na gestão do voo (Pilotate, Navigate, Comunicate)
  • Seja capaz de efetuar as comunicações com o ATC em todas as fases de voo.

Nota 2:

Pretende-se que no final deste modulo o aluno seja capaz de:

  •  Manobrar o avião com correta utilização dos comandos de voo, potência e compensadores, a diferentes velocidades e atitudes.
  • Identificar as diferentes atitudes e velocidades, baseado em referencias exteriores.
  • Adquira as competências necessárias para iniciar o treino específico de aterragens (voltas de pista), com vista a realização do seu primeiro voo a solo.
  • Efetuar a gestão de um voo, com base nas Golden Rules (Pilotate, Navigate e Comunicate)
  • Adquira a proficiência necessária para efectuar as comunicações básicas com os órgãos do Controlo de Tráfego Aéreo (ATC)

 



2011 © Escola Nacional de Aviação Desportiva